sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Carlos Magno

Neto de Carlos Martel, que havia impedido a conquista da França pelos maometanos em 732, e filho de Pepino, o Breve, declarado rei dos francos em 751, Carlos Magno nasceu em 742 e foi um dos mais notáveis imperadores medievais da História da Europa. Em 768, quando Pepino morreu, o reino dos francos foi dividido: uma parte para Carlos e a outra, para Carloman, seu irmão.
Em 771, Carloman morreu, e o reino foi unificado, com Carlos no poder. Ao longo de 45 anos, Carlos Magno conseguiu unir praticamente toda a Europa Ocidental sob o seu domínio - era o chamado Império Carolíngio. Em 800, foi coroado pelo papa Leão III e proclamado imperador do Sacro Império Romano, em tese uma tentativa fracassada de ressuscitar o antigo Império Romano, extinto havia mais de três séculos.
Na prática, isso significou maior interferência política nos assuntos da igreja, levando ao conflito entre papado e Império. Carlos Magno sabia ler, mas não escrever. Mesmo assim, preocupou-se em construir escolas e incentivou as artes. Morreu em 814. A partir daí, o Império Carolingio perdeu força, sendo mais tarde dividido pelos netos de Carlos Magno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário