Neto de Carlos Martel, que havia impedido a conquista da França pelos maometanos em 732, e filho de Pepino, o Breve, declarado rei dos francos em 751, Carlos Magno nasceu em 742 e foi um dos mais notáveis imperadores medievais da História da Europa. Em 768, quando Pepino morreu, o reino dos francos foi dividido: uma parte para Carlos e a outra, para Carloman, seu irmão.
Em 771, Carloman morreu, e o reino foi unificado, com Carlos no poder. Ao longo de 45 anos, Carlos Magno conseguiu unir praticamente toda a Europa Ocidental sob o seu domínio - era o chamado Império Carolíngio. Em 800, foi coroado pelo papa Leão III e proclamado imperador do Sacro Império Romano, em tese uma tentativa fracassada de ressuscitar o antigo Império Romano, extinto havia mais de três séculos.
Na prática, isso significou maior interferência política nos assuntos da igreja, levando ao conflito entre papado e Império. Carlos Magno sabia ler, mas não escrever. Mesmo assim, preocupou-se em construir escolas e incentivou as artes. Morreu em 814. A partir daí, o Império Carolingio perdeu força, sendo mais tarde dividido pelos netos de Carlos Magno.
A vida passa e nós devemos vivê-la. Com consciência e coerência, mas a felicidade e o prazer de vivencia-la deve existir...Andarilha do tempo...
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Joana D'arc
Heroína Francesa, considerada uma divindade para a Igreja Católica, Joana D'arc nasceu em 1412 em Domrémy, na região de Lorena, na França. De família humilde, era analfabeta e, desde os 13 anos, alegava ouvir vozes sagradas. No inicio, as vozes a orientavam em como manter-se virgem para alcançar a salvação da alma. Em seguida, passaram a instruí-la politicamente. França e Inglaterra travavam a Guerra do Cem Anos; segundo as vozes, Joana D'arc deveria coroar o principe herdeiro do trono, Carlos, e salvar a França dos ingleses. Em 1428, os borguinhões, facção francesa aliada dos ingleses, tomaram o vilarejo de Domrémy. Joana então convenceu o padrinho a levá-la à cidade de Vancouleurs, onde ela tentaria convencer o chefe militar do local - Robert de Baudricourt - a lhe concender um exército. Joana tinha 16 anos na época. Baudricourt, claro, não atendeu ao pedido.
Joana, porém, não desistiu, e ficou vagando pelas ruas de Vancouleurs, arrebanhando, ela mesma, diversos soldados, até que Baudricourt não teve escolha e deu a ela um exército. Em maio de 1429, Joana venceu as primeiras tropas inglesas e coroou Carlos na Catedral de Notre-Dame de Reims. Era inicio da derrota inglesa. Em 1430, Joana foi entregue pelos borguinhões aos ingleses, julgada e condenada à fogueira pela Inquisição, acusada de heresia. Queimada viva aos 19 anos, tornou-se padroeira da França. A igreja, ainda no século 15, revisou o processo e a considerou inocente. Em 1920, o papa Bento XV a declarou Joana D'Arc.
Fonte: Saber Já: Em poucas palavras um pouco de História. Melhoramentos
Assinar:
Comentários (Atom)
